Ortodontia Convencional

A Ortodontia convencional é o tipo de Ortodontia mais utilizado e conhecido. O tratamento consiste na colocação de brackets metálicos sobre os dentes, unidos por ligaduras e um arco de arame que exerce pressão com a finalidade de corrigir a posição dos dentes. A duração aproximada do tratamento é de cerca de 18 meses, porém, o tempo de tratamento depende do diagnóstico de cada paciente.
Os brackets metálicos têm sido um tratamento comumente associado a crianças e jovens, contudo pacientes de todas as idades recorrem a esse tratamento para melhorar o sorriso, pois é um tratamento eficaz para a correção do alinhamento e da mordida dentária.

Problemas de mordida comuns

Quando os dentes ou mandíbulas de uma pessoa não se encaixam corretamente, o tratamento ortodôntico pode ser necessário para corrigir o problema. Se não forem tratados, esses problemas ortodônticos, frequentemente chamados de maloclusões, podem causar dificuldade na fala, desgaste prematuro dos dentes e do esmalte protetor e até mesmo aumentar a chance de lesões nos dentes e nas articulações da mandíbula.

Ortodontia e Cirurgia Ortognática

Nem todas as alterações na mordida se devem à posição dos dentes, por vezes pode haver alterações na posição dos ossos da maxila e da mordida. Nestes casos, o tratamento ortodôntico deve ser cuidadosamente planeado em conjunto com a cirurgia para a correção da posição dos ossos. Este plano de tratamento garante os melhores resultados possíveis, nomeadamente em estética facial e oclusão dentária.

A Dra. Glória Silva é uma ortodontista com vasta experiência em casos ortodônticos complexos. Foi, durante muitos anos, ortodontista vinculada a um serviço de deformidades crânio-faciais. É especialista em técnicas ortodônticas como Bioprogressive Ricketts, Roth, MEAW, MBT, Ortodontia Lingual, Damon entre outras. Atuou como professora universitária de graduação e pós-graduação nas áreas de oclusão dentária, ortodontia, crescimento crânio-facial e deformidades faciais.

Consulta de Avaliação

Uma avaliação anual mantém a sua boca saudável e ajuda a identificar possíveis problemas precocemente. 

Ortodontia convencional - Alimentos a evitar

Enquanto estiver a usar aparelho ortodôntico, deve evitar comer alimentos duros, pegajosos e com alto teor de açúcar. Alimentos duros podem quebrar ou danificar os fios e suportes e alimentos pegajosos podem ficar presos entre os fios e suportes. Minimize a quantidade de alimentos açucarados ingeridos – o açúcar pode causar cáries e outros problemas relacionados.

É aconselhado a que o paciente repense os seus “maus hábitos”, tais como roer as unhas, roer lápis e/ou canetas e mastigar objetos estranhos. Todas essas atividades podem quebrar ou danificar os aparelhos.

É importante verificar regularmente se há fios e suportes dobrados ou soltos nas braçadeiras. Se tiver um fio ou suporte solto/quebrado, é aconselhado a que contate imediatamente a clínica.

Ortodontia invisível para crianças

Saiba se é para seu filho

Perguntas frequentes sobre Ortodontia

Ortodontistas são especialistas que diagnosticam e tratam problemas com a posição, alinhamento ou espaçamento dos dentes e irregularidades relacionadas com a face e na mandíbula. Nos casos mais complexos são utilizados vários tratamentos especiais, incluindo aparelho ortodôntico e outros aparelhos orais, para corrigir esses problemas.

Existem duas boas razões: estética e funcionalidade. Ter um sorriso atraente não muda apenas a maneira como as pessoas o veem, mas também melhora a sua autoestima. O tratamento ortodôntico também permite que os seus dentes funcionem melhor e torna mais fácil mantê-los limpos, o que pode melhorar a sua saúde geral.

Não há inconvenientes de se começar a fazer ortodontia em qualquer idade. No entanto, recomenda-se que se faça o mais cedo possível, pois o tratamento pode ser mais simples e o seu sucesso atingido mais rapidamente. A American Association of Orthodontists recomenda que uma criança que precise de tratamento ortodôntico faça a primeira consulta por volta dos 7 anos.

Dentes salientes, apinhados ou fora da sua posição são indicativos claros de que o tratamento é necessárioOs sinais menos óbvios são quando a respiração é feita pela boca, mordidas frequentes na bochecha ou palato, dificuldades de fala e o facto de chuchar no dedo além dos 3-4 anos de idade . Se os dentes não se encontram corretamente alinhados quando a boca se fecha, ou se os maxilares fazem sons ou se deslocam enquanto se movem, isso também pode indicar um problema ortodôntico.

Colocar aparelho ortodôntico geralmente é indolor. Existem casos em que, após a instalação, sentem algum incómodo nos primeiros dias, à medida que se adaptam ao uso do aparelho. Pos vezes, alguns ajustes periódicos também podem causar dor, embora normalmente dure apenas um curto período de tempo. Nesses casos, é possível recorrer a analgésicos de venda livre (sempre com orientação médica) ​​para aliviar qualquer desconforto, sendo que por norma é desnecessário.

A duração do tratamento varia de pessoa para pessoa, dependendo da complexidade do caso, mas geralmente o estágio ativo do tratamento (ou seja, usar aparelho ortodôntico ou outros aparelhos) pode levar de 6 a 30 meses. Posteriormente, será usada uma contenção.

Dependendo do tratamento que está a ser feito, a frequência das visitas poderá variar. Durante o tratamento ativo, normalmente é necessário visitar a clínica a cada 4 a 10 semanas.

Se os dentes estiverem muito apinhados (porque a boca é muito pequena para os acomodar) ou se estiverem inclusos (dentes que estão presos abaixo da linha da gengiva por outros dentes), então a extração pode ser necessária. No caso de pacientes mais jovens, o tratamento precoce pode tornar a extração desnecessária.

Sim! Obviamente, quer use aparelho ortodôntico ou não, recomendamos que use um protetor bucal ao praticar a maioria dos desportos. Os músicos geralmente são capazes de tocar instrumentos da mesma forma que antes, assim como os cantores de cantar, mas podem precisar de um curto período de adaptação após o uso do aparelho.

O cuidado ortodôntico é um investimento a longo prazo para a sua saúde e bem-estar. Comparativamente com o custo de tratamento de dentes problemáticos, o tratamento ortodôntico pode ser um investimento inteligente.

Dra. Glória Silva Invisalign® Provider Algarve

Deseja marcar uma consulta?

Envie-nos o seu contacto e a nossa equipa entrará em contacto o mais breve possível para marcar uma visita à nossa clínica.

Agende sua consulta

EnglishPortuguêsEspañol