Ortodontia Convencional

A Ortodontia convencional é o tipo de Ortodontia mais utilizado e conhecido. O tratamento consiste na colocação de brackets metálicos sobre as peças dentárias, unidos por ligaduras e um arco de arame que exerce pressão com a finalidade de corrigir a posição dos dentes. A duração aproximada do tratamento é de cerca de 18 meses, porém, o tempo de tratamento depende do diagnóstico de cada paciente.
Os brackets metálicos têm sido um tratamento comumente associado a crianças e jovens, porém, pacientes de todas as idades recorrem a esse tratamento para melhorar o sorriso, pois é um dos tratamentos mais eficazes para a correção do alinhamento e da mordida dentária.

Problemas de mordida comuns

Quando os dentes ou mandíbulas de uma pessoa não se encaixam corretamente, o tratamento ortodôntico pode ser necessário para corrigir o problema. Se não forem tratados, esses problemas ortodônticos, freqüentemente chamados de maloclusões, podem causar dificuldade de fala, desgaste prematuro dos dentes e do esmalte protetor e até mesmo aumentar a chance de lesões nos dentes e nas articulações da mandíbula.

Ortodontia e cirurgia ortognática

 

Nem todas as alterações na mordida se devem à posição dos dentes, por vezes pode haver alterações na posição dos ossos da maxila e da mordida. Nestes casos, o tratamento ortodôntico deve ser cuidadosamente planeado em conjunto com a cirurgia para a correção da posição dos ossos. Este plano de tratamento garante os melhores resultados possíveis, nomeados em estética facial e oclusão dentária.

Perguntas frequentes sobre Ortodontia

Ortodontistas são especialistas que diagnosticam e tratam problemas com a posição, alinhamento ou espaçamento dos dentes e irregularidades relacionadas na face e na mandíbula. Usamos vários tratamentos especiais, incluindo aparelho ortodôntico e outros aparelhos orais, para corrigir esses problemas.

Existem duas boas razões: estética e função. Ter um sorriso atraente não muda apenas a maneira como as pessoas o veem, mas também melhora a sua autoimagem. O tratamento ortodôntico também permite que seus dentes funcionem melhor e torna mais fácil mantê-los limpos, o que pode melhorar sua saúde geral.

Você nunca está velho demais para começar o tratamento ortodôntico – mas se começar mais cedo, seus problemas podem ser mais fáceis de tratar. A American Association of Orthodontists recomenda que uma criança que precise de tratamento ortodôntico faça a primeira consulta por volta dos 7 anos.

Dentes protuberantes, amontoados ou saindo da posição são indicações claras de que o tratamento é necessárioOs sinais menos óbvios são respiração pela boca, mordidas frequentes na bochecha ou palato, dificuldades de fala e chupar o dedo que vai além dos 3-4 anos de idade . Se os dentes não se encontram corretamente quando a boca se fecha, ou se os maxilares fazem sons ou se movem enquanto se movem, isso também pode indicar um problema ortodôntico.

Colocar aparelho ortodôntico geralmente é indolor. Algumas pessoas sentem pequenas dores e sofrimentos nos primeiros dias ou mais, à medida que se adaptam ao uso de seus aparelhos; ajustes periódicos às vezes também podem causar dor, embora normalmente dure apenas um curto período de tempo. Analgésicos de venda livre podem ser usados ​​para aliviar qualquer desconforto, mas geralmente são desnecessários.

É diferente para cada pessoa, mas geralmente o estágio ativo do tratamento (ou seja, usar aparelho ortodôntico ou outros aparelhos) pode levar de 6 a 30 meses. Depois disso, um retentor é usado.

Depende do que está sendo feito e da frequência com que você precisa ser monitorado. Durante o tratamento ativo, você normalmente vai ao nosso consultório uma vez a cada 4 a 10 semanas.

Se seus dentes estão muito apinhados (porque sua boca é muito pequena para acomodar todos eles) – ou se você tem dentes impactados (dentes que estão presos abaixo da linha da gengiva por outros dentes), então a extração pode ser necessária. No caso de pacientes mais jovens, o tratamento precoce pode tornar a extração desnecessária.

Em uma palavra: sim. Obviamente, quer você use aparelho ortodôntico ou não, recomendamos que use um protetor bucal ao praticar a maioria dos esportes. Os músicos geralmente são capazes de tocar seus instrumentos da mesma forma que antes, mas podem precisar de um curto período de ajuste após o uso do aparelho.

O cuidado ortodôntico é um investimento de longo prazo em sua saúde e bem-estar. No entanto, seu custo não aumentou tão rapidamente quanto muitos outros preços ao consumidor, e muitas opções de financiamento estão disponíveis que tornam o tratamento ortodôntico acessível. Comparado com o verdadeiro custo de vida com dentes problemáticos, o tratamento ortodôntico pode ser um investimento inteligente.

Ortodontia convencional - Alimentos a evitar

Enquanto estiver usando aparelho ortodôntico, evite comer alimentos duros, alimentos pegajosos e alimentos com alto teor de açúcar. Alimentos duros podem quebrar ou danificar os fios e suportes, e alimentos pegajosos podem ficar presos entre os fios e suportes. Minimize a quantidade de alimentos açucarados que você ingere; o açúcar pode causar cáries e outros problemas relacionados.

Nós encorajamos os pacientes a abandonar os maus hábitos, como roer as unhas, roer lápis e caneta e mastigar objetos estranhos. Todas essas atividades podem quebrar ou danificar seus aparelhos.

É importante verificar regularmente se há fios e suportes dobrados ou soltos nas braçadeiras. Se você tiver um fio ou suporte solto / quebrado, ligue para nosso escritório imediatamente para marcar uma consulta de reparo.

 

A Dra. Glória Silva é uma ortodontista com vasta experiência em casos ortodônticos complexos. por muitos anos foi ortodontista vinculada a um serviço de deformidades crânio-faciais. É especialista em técnicas ortodônticas como Bioprogressive Ricketts, Roth, MEAW, MBT, Ortodontia Lingual, Damon entre outras. Atuou como professora universitária de graduação e pós-graduação nas áreas de oclusão dentária, ortodontia, crescimento crânio-facial e deformidades faciais.

Dra. Glória Silva - Invisalig® Provider Algarve

Marcamos uma consulta?

envie o seu contacto e a nossa equipa entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível para marcar uma visita à nossa clínica.

 

Endereço

R. Francisco Sá Carneiro Lote F - Loja B 8400-386 Lagoa

Telefone

+351 912 947 745

Email

info@colombosilva.pt

Agende sua consulta