Implantes Dentários no Algarve
Tratamentos com implantes dentários
Um implante dentário é uma solução discreta e de longo prazo para substituir dentes. A falta de dentes pode trazer consequências quer ao nível da mastigação, bem como à forma como falamos e pronunciamos as palavras, o que consequentemente pode provocar problemas de confiança e autoestima.
O implante dentário em si é um parafuso de titânio que é colocado diretamente no osso da mandíbula, substituindo a raíz do dente ausente. Depois de encaixado, o implante irá osteointegrar-se gradualmente, fixando-se no osso. Um dente falso (coroa ou prótese) é então encaixado na parte superior do implante. O dente ou dentes falsos são semelhantes em forma, tamanho e cor aos dentes existentes, o que significa que o implante se harmonizará naturalmente com o seu sorriso.
O processo de colocação de implantes geralmente é realizado em duas fases: primeiro é realizada a cirurgia de colocação de implantes onde se fixa o próprio implante ao osso e, posteriormente, passado o período de osteointegração (4 a 8 meses), ajusta-se e fixa-se o(s) novo(s) dente(s) ao(s) implante(s).
Normalmente, todo o processo é realizado em clínica dentária, com anestesia local. No caso de pacientes que sofram de ansiedade/nervosismo com a realização do procedimento, é habitualmente proposto a toma de um comprimido sedativo que irá ajudar a relaxar.
Tipos de implantes dentários
Os implantes dentários são uma solução a longo prazo para substituir um ou mais dentes perdidos. Perder um dente pode afetar a maneira como se fala, come e até mesmo a sua aparência e, consequentemente, a sua autoestima. Além disso, a sua saúde pode ficar em risco e/ou prejudicar outros dentes em bom estado.
Os implantes são frequentemente usados como uma alternativa às pontes ou próteses tradicionais, podendo-se fixar uma ou mais coroas e até mesmo próteses totais. Abaixo pode encontrar os diferentes tipos de solução de implantes que podem ser recomendados, dependendo da sua necessidade.

Prótese Total Fixa
All on 4
Esta técnica é conhecida por ser possível reabilitar e fixar a totalidade dos dentes em apenas 24h. É utilizada em pessoas com poucos ou nenhum dente em boca e em alternativa às próteses removíveis totais e/ou à colocação de vários implantes em boca, evitando uma subcarga óssea.
Este procedimento envolve a colocação de quatro a seis implantes e uma prótese fixa de 12 dentes (por arcada). Numa primeira fase é utilizada uma prótese provisória e após os meses de osteointegração será colocada a prótese definitiva.

Implantes Unitários
Implante Dentário
Um implante dentário é um parafuso de titânio que substitui uma raiz de um dente ausente. É colocado diretamente no osso maxilar e após um período de cicatrização (4 a 6 meses) o implante osteointegra-se. Isso mantém-no seguro. Depois desse processo é feita a coroa definitiva e fixa-se sobre o implante. Caso necessite de enxerto ósseo o tempo de tratamento será superior.
No diagrama mostra como o implante e a coroa são fixos no maxilar.

Ponte sobre Implantes
Ponte sobre Implantes
As pontes suportadas por implantes são recomendadas para repor a ausência de mais do que um dente num determinado espaço comum. São uma alternativa aos implantes individuais, evitando que haja uma subcarga óssea desnecessária.
O método utilizado é semelhante ao dos implantes unitários, com a diferença de que será colocada uma coroa ponte, que fixa nas coroas laterais e que assentam sobre os implantes. Essa estrutura fica totalmente adaptada e fixa.
O tempo de tratamento geralmente leva de 8 a 10 meses, sendo o seu período de osteointegração (cicatrização) é de 4 a 6 meses. Caso necessite de enxerto ósseo o tempo de tratamento será superior.
IMPLANTIZE
A alternativa para quem não tem osso
Hoje, já existem alternativas para quem não pode ter implantes convencionais, quer seja porque não tem osso ou porque os tratamentos falharam.
Benefícios dos Implantes Dentários
Muitas pessoas optam por implantes dentários porque na maioria dos casos sentem-se constrangidas quando perdem um ou mais dentes. Os implantes são uma opção segura, são discretos (naturais) e duram muito tempo. Com a colocação de um implante volta a ganhar confiança – quer seja no seu sorriso, na forma de comer ou na sua fala.
Alguns dos benefícios incluem:
- Discreto – os implantes combinam com o formato, a cor e o tamanho dos outros dentes, para que pareçam naturais e confortáveis.
- Fixos e duradouros – os implantes podem durar tanto quanto os seus dentes naturais, contando que sejam tratados adequadamente. Estão fixos e não é necessário remover para a higienização, como se faz com as próteses removíveis. A higienização é feita da mesma forma que nossos dentes.
- Previne a perda óssea – os implantes dentários funcionam como dentes naturais, estimulando a mandíbula e evitando a perda óssea.
- Funcionalidade – com os implantes dentários poderá desfrutar de todos os seus alimentos favoritos o que não poderia fazer antes com falta de dentes ou com dentes estragados, como morder maçãs ou mastigar carne ou frutos secos. Também contribuem para um melhoramento da sua dicção (fala).
Os sorrisos dos nossos pacientes falam por si !
Agende a sua consulta de avaliação connosco.
A quem se destinam os implantes dentários?
Os implantes dentários são adequados para a maioria dos adultos saudáveis, mas existem alguns hábitos de vida que podem afetar na sua adaptação, como fumar, ter problemas nas gengivas ou fazer radioterapia em redor do maxilar. Não devem ser colocados implantes dentários em menores de 18 anos, porque a mandíbula ainda está em formação.
Antes de iniciar um tratamento com implante(s), deverá, sempre, fazer uma consulta de avaliação com um implantologista para averiguar a necessidade real do seu caso. Será feita uma ortopantomografia e uma avaliação em boca para garantir que os implantes são uma solução viável. De seguida é realizado um diagnóstico clinico para garantir que a solução apresentada será a mais adequada ao seu casa em particular.
Existem casos em que o osso não é suficiente no maxilar para se fixar o(s) implante(s), o que significa que vão ser precisos tratamentos de suporte complementar, como um enxerto ósseo ou uma elevação de seio maxilar. Caso se verifique que será necessário algum destes procedimentos, ser-lhe-á explicado todo o processo de tratamento.

Dr. Juan Luis Eizaguirre Colombo
Marcamos uma consulta?
Envie-nos o seu contacto e agende uma consulta de avaliação.