DENTAL CLINIC

Uma má higiene bucal é prejudicial para toda a sua saúde

A saúde bucal é muito importante, muita gente não sabe, mas manter uma boa higiene da boca não é um cuidado relacionado apenas a doenças e problemas odontológicos.

UMA MÁ HIGIENE ORAL É PREJUDICAL PARA A SAÚDE EM QUE SENTIDO?

Devido a uma má higiene o número de bactérias e de outros microrganismos fica mais alto e consequente disso podem ser transportados pelo sangue, de maneira a comprometer o sistema imunológico.

No entanto existe várias doenças bucais que podem surgir devido à falta de higiene bucal, nomeadamente as famosas cáries, a halitose (mau hálito), as doenças que afetam as gengivas, como a gengivite, a periodontite (forma mais grave da gengivite) e a retração gengival.

DE QUE MANEIRA ESSAS DOENÇAS PODEM EVOLUIR?

O problema é que essas doenças podem evoluir e gerar a deterioração do osso que causa perda total dos dentes, e ser também as responsáveis por outras causas. Como por exemplo, inflamações e infeções podem se tornar lesões celulares irreversíveis e originar tumores e cancro na boca.

OUTROS PROBLEMAS ASSOCIADOS

Portadores de diabetes precisam de mais cuidados ainda, pois a doença facilita o aparecimento de infeções bucais.

Relativamente ao coração e pulmão quando a gengivite não é tratada e se agrava, evoluindo para a periodontite, a bactéria pode chegar até as válvulas cardíacas por meio da corrente sanguínea. Ao se alojar nesse local, começa a prejudicar a circulação do sangue e o funcionamento do coração.

Além de ser um fator de risco para infartos e AVC, as bactérias ainda podem causar endocardite, uma inflamação no revestimento interno do coração e das válvulas cardíacas que pode até ser fatal dependendo do quadro. Já doenças pulmonares pré-existentes podem se agravar como reação à bactéria.

Além disso, como a corrente sanguínea pode carregar esses microrganismos para todo o organismo, a má higiene bucal também é um fator de risco para a sepse – resposta inflamatória sistêmica caracterizada pela infeção generalizada e descontrolada do corpo.

Já na gravidez, uma boa saúde oral é extremamente importante, pois já foram identificados vários problemas para a mãe e para o bebé relacionados com periodontite: baixo peso, parto prematuro ou mesmo pré-eclampsia.

Isolated on a white background educational model of a tooth with caries in a section with channels

Devolvemos Sorrisos!

Morada:

Telefone:

Horário:

Lagoa:

2ª a 6ª: 9h as 13h / 14h as 18h

Sábado: Encerrado

Domingo: Encerrado

Almancil: 

2ª a 6ª: 9h as 13h / 14h as 18h

Sábado: Encerrado

Domingo: Encerrado